Modern Warfare 2 – Compra certa no lançamento?

bogCall of Duty 4 foi um jogo que valeu muito a pena o dinheiro investido. Apesar das incontáveis horas de jogo no multiplayer, ainda falta muito para que eu consiga obter a medalha “Navy Cross” no prestige mode. E como pretendo chegar lá um dia, ainda tenho muitas horas de diversão e raiva para extrair desse título.

Porém, com o lançamento do seu sucessor chegando, paira a dúvida no ar sobre a sua compra: Vale a pena desembolsar 1 milhão de reais (em geral esse é o preço cobrado pelos jogos no Brasil quando multiplicamos o valor do jogo em dólar pela cotação do Real no mercado alienígena usado como referência pelas lojas) pra ter Modern Warfare 2 no lançamento?

MW_2_Logo_-_jpeg_on_black_jpg_jpgcopy

A menos que algum executivo altamente “criativo” tenha decidido deixar sua marca, o jogo com certeza será tão bom quanto COD4, introduzindo algumas mecânicas novas para deixá-lo diferente porém sem comprometer a experiência vencedora do Modern Warfare original. E isso é exatamente o que me faz pensar que talvez valha a pena esperar antes de dar a minha grana para a Activision: a expectativa de ter um COD4 requentado com mapas diferentes.

Não que a atualização não seja bem vinda. Afinal, já conheço os mapas no sentido horário, anti-horário, meia pista (acho que isso tá mais pra GT5 🙂 ) e uma nova ambientação já seria suficiente para dar longevidade à  fórmula. Mas a mudança que mais espero em MW2 não é a da jogabilidade, mas sim da política de gerenciamento de partidas online. E não estou falando do sistema do Lobby ou das Parties, mas sim dos usuários infelizes que terminam partidas para forçar um resultado ou então desconectam o console fisicamente da rede para invalidar os stats de determinada rodada. Em determinados dias é praticamente impossível jogar uma partida inteira por causa desse tipo de situação.

Para ser eficiente, a Infinity Ward deveria implementar um sistema robusto que detecte esse tipo de comportamento punindo severamente o usuário, com perda de pontos nos stats, queda de um nível no prestige mode ou algo do gênero, e também disponibilizar um sistema que registre a porcentagem de desconexões de cada usuário permitindo que o jogador possa eliminar da sua conexão partidas com usuários com uma taxa maior do que um valor determinado (quem joga Fifa online tem uma idéia de como funciona o sistema).

Pra mim, pelo menos, mais do que uma revolução na jogabilidade, eu espero um melhor controle sobre o comportamento dos maus usuários que estragam a experiências dos jogadores que estão em busca de um bom entretenimento, algo garantido na série Call of Duty.